Serviços

Consultoria nas áreas de meio ambiente, recursos naturais e florestais e economia e mercado.

Meio ambiente

Análise de passivo ambiental

O passivo na contabilidade tradicional são as obrigações das empresas com terceiros.
Com este paralelo, fica mais fácil entender o que vem a ser o passivo ambiental, que nada mais é do que o dano causado ao meio ambiente em função de atividades desenvolvidas pelo homem, pelas empresas. Este dano gera um passivo, que se transforma em uma obrigação de recuperação.
Vistorias e análise no sentido de evitar tais passivos, bem como desenvolver programa para a recuperação dos danos ocorridos serão sempre o melhor caminho.

Auditorias e perícias ambientais

A auditoria ambiental ou avaliação realizada por perito, com conhecimentos científicos, técnicos ou especializados,  é utilizada no apoio ao judiciário a fim de esclarecer se houve realmente algum dano ao meio ambiente por alguma atividade produzida pelo ser humano e sua conseqüências.

Averbação de reserva legal

Reserva Legal é a área particular equivalente a 20%, no mínimo, (depende da localização da propriedade pode chegar até 80%) do total da propriedade ou posse rural, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, visando a conservação da biodiversidade o abrigo e a proteção da fauna e flora nativas e reabilitação dos processos ecológicos.

Ver mais

Certificações ambientais e florestais

A certificação florestal voluntária vem se desenvolvendo desde a década de 80, contando com vários sistemas operando e competindo entre si. Aqui no Brasil podemos citar FSC e Cerflor.
FSC (Forest Stewardship Council) , ou Conselho de Manejo Florestal: uma organização internacional não governamental, fundada em 1993, que não emite certificados e sim é representada pelas  certificadoras no mundo inteiro, garantindo que os certificados destas obedeçam padrões de qualidade.

Ver mais

Georeferênciamento (Atendimento legal junto ao INCRA)

Georreferenciamento consiste na obrigatoriedade da descrição do imóvel rural, em seus limites, características e confrontações, através de memorial descritivo firmado por profissional habilitado, com a devida ART, "contendo as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro e com precisão posicional a ser fixada pelo INCRA" (art. 176, § 4º, da Lei 6.015/75, com redação dada pela Lei 10.267/01).

Licenciamento ambiental – EIA/RIMA

Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental são avaliação das possíveis consequências para o ambiente decorrentes de um determinado empreendimento.

Ver mais

Plano de recuperação de áreas degradadas (PRAD)

A degradação de uma área, independentemente da atividade ali exercida, pode ser verificada quando a vegetação e, por conseqüência, a fauna, são destruídas, removidas ou expulsas; quando o solo é perdido por erosão, modificando a vazão e comprometendo a qualidade ambiental dos corpos superficiais e ou subterrâneos d’água.
Com este panorama totalmente desfavorável, um plano de recuperação destas áreas deverá ser implementado, e isto requer técnica, comprometimento e profissionalismo.

Regularização das atividades junto aos órgãos

O Licenciamento Ambiental é um procedimento pelo qual o órgão ambiental competente permite a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, e que possam ser consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental. Com este instrumento busca-se garantir que as medidas preventivas e de controle adotadas nos empreendimentos sejam compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

Relatório ambiental prévio – (RAP)

O RAP é um estudo técnico elaborado por um profissional habilitado ou  equipe multidisciplinar, analisando a viabilidade ambiental de empreendimentos ou atividades consideradas potencial ou efetivamente causadoras de degradação do meio ambiente.
O objetivo de sua apresentação é a obtenção da Licença Ambiental Prévia – LP.

Ver mais

Recursos naturais e florestais

Controle e monitoramento das operações florestais

Toda operação para resultar no esperado, quer para a área agrícola, florestal ou ambiental, deverá ser amplamente planejada e adequadamente executada. Neste sentido o controle e monitoramento destas, deverá ocorrer juntamente com o trabalho realizado, e sempre que desvios forem detectados, prontamente reações deverão ocorrer.

Introdução de novas tecnologias:

Prospecção, testes, desenvolvimento e aplicação: A tecnologia deve ser uma grande aliada do empreendedor. Um empreendimento sólido, com planejamento estratégico, controles de resultados deverá também se preocupar pela busca  constantes de alternativas para favorecer o crescimento  sustentável, e a solução em vários casos poderá ser única, específica para aquela situação, porém a tecnologia deve ser tratada como uma grande alavanca para se chegar aos resultados planejados.

Inventário florestal

O planejamento para se utilizar os recursos florestais, é fundamentado pelo Inventário Florestal, pois este nos retrata a quantidade e qualidade das espécies florestais existente numa determinada área. Para as florestas comerciais, o inventário florestal é de vital importância, pois dele depende toda e qualquer tomada de decisão que envolva o futuro do empreendimento 
   

Manejo florestal de florestas nativas

Manejo Florestal de floresta nativa, é um conjunto de técnicas empregadas para colher cuidadosamente as árvores desenvolvidas e de interesse comercial com o menor impacto possível para o resto do povoamento, garantindo a sobrevivência e o desenvolvimento de modo a repor o estoque. Com a adoção do manejo a produção de madeira pode ser contínua ao longo dos anos.

Silvicultura

Silvicultura é a ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar , implantar, melhorar e cuidar dos povoamentos florestais visando satisfazer as necessidades do mercado com o uso e o aproveitamento racional das florestas.

Ver mais

Melhoria de produtividade do produto final por área de produção

O Domínio das técnicas inerentes aos processos produtivos, aliado ao desenvolvimento de pesquisas aplicadas para maximizar a produção e a produtividade, são fatores diferenciais para a liderança no setor de atuação. Uma gestão integrando as áreas de planejamento, operação e pesquisa é fundamental para o resultado esperado.

Otimização operacional florestal: produção de mudas, implantação e manutenção florestal, corte, processamento e transporte de madeiras

Equipes capacitadas e devidamente dimensionadas, planejamento operacional, sequência operacional, controles de produção, de qualidade, de custos com as análises do  previsto contra o realizado, em tempo de reação, fundamentam o sucesso do empreendimento.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma atividade que visa direcionar os rumos do empreendimento dando sustentabilidade, e respondendo basicamente as seguintes questões:  Onde estamos? Aonde queremos chegar? Como vamos fazer para chegar lá? Com o  planejamento estratégico, podemos implementar ações, esforços e recursos de modo estruturado e monitorado, assegurando maior produtividade e melhor qualidade dos serviços e produtos. O planejamento estratégico, oferece condições para o empreendedor rever o seu negócio, revisitando os valores, princípios, missão, visão, objetivos, plano de ação, definição de indicadores de desempenho, metas, ou seja : é fundamental para o sucesso empresarial.

Planejamento operacional

Planejamento Operacional é o planejamento dos meios e recursos a serem utilizados para a realização de objetivos, prevendo as atividades que terão que ser feitas e quais os possíveis impactos. Neste planejamento deve-se listar os recursos necessários para a realização das atividades como mão-de-obra, horas de máquinas, material, insumos, combustível,  bem como a quantidade necessária e o tempo de uso de cada um deste recursos.

Ver mais

Plano de corte de madeira

Para maximizar os resultados operacionais com custos compatíveis, qualidade assegurada, segurança dos colaboradores, do meio ambiente e garantia de entrega para a unidade fabril,  bem como para obtenção, quando necessário da Autorização de Corte (GF4), transportando legalmente o produto cortado.

Projetos e programas florestais

Para o estabelecimento de florestas nativas com a finalidade principal de recomposição ambiental ou de florestas para fins comerciais, a exemplo de outras atividades empresariais, os projetos ou programas florestais, devem cobrir várias etapas que são fundamentais para o sucesso do empreendimento. As principais são : Definição do produto e consumidores finais, escolha do local para o estabelecimento florestal, definições técnicas como espécie, preparo de solo, plantio, manutenção, corte, beneficiamento, transporte, comercialização, planejamento e controle do negócio.

Proteção florestal

Como qualquer atividade, na formação de floresta também existem os riscos. Um programa bem definido, estabelecido e focado, poderá diminui-los. Os principais são : Intempéries (geada por exemplo), incêndio florestal, ataque de pragas e doenças. Técnicas amplamente desenvolvidas nos programas de reflorestamentos brasileiros, apoiadas pela união entre a operação e pesquisa, minimizam bem estes riscos.

Plantio de eucalipto consorciado com pecuária

O estabelecimento de plantios florestais para fins comerciais, consorciado com a pecuária, é outra grande possibilidade que o produtor rural tem para diversificar seus negócios.

Economia e mercado

Análise de oportunidade de negócios

Avaliação de ativos florestais para fusões, aquisições e investimentos

Avaliação de propriedades rurais

Comercialização de madeira: levantamento de potencial, avaliação, compra e venda

Comercialização de terras: escolha de local, avaliação, compra e venda

Gestão florestal integrada: do planejamento ao retorno financeiro

Ver mais

Fale conosco

Saiba como entrar em contato com a Monitora.

» Ir para a página de contato
Monitora Agroflorestal Consultoria Ltda.
Ribeirão Preto - São Paulo, Brasil
(16) 9812-10002
Skype: monitoraconsultoria
Mapa do site
Página inicial | Quem somos | Serviços | Clientes | Links | Fale conosco
Desenvolvido por Live Pixel Agência Web